A mais famosa marca de bebidas da Suécia será totalmente francesa – pelo menos, o seu controle – após a Pernod Ricard SA ter anunciado, nesta segunda-feira (31), que venceu uma disputa pela Vin & Sprit, a empresa estatal sueca que fabrica a vodca Absolut.
A empresa francesa concordou em pagar ? 5,2 bilhões (US$ 8,3 bilhões) ao governo sueco pela Vin & Sprit, vencendo três outros competidores que disputavam a estatal e a marca, colocando um final a meses de especulações sobre quem ficaria com a vodca Absolut.
A Pernod Ricard também assumirá dívidas de ? 328 milhões (US$ 546 milhões) da Vin & Sprit, como parte do acordo.
O diretor de negócios da Pernod Ricard, Pierre Pringuet, disse que a aquisição completará o leque de produtos da Pernod Ricard, que antes não tinha nenhuma vodca premium no seu portfólio.
"Nós queremos ampliar a nossa presença nos Estados Unidos e a Absolut definitivamente é a marca para isso," disse Pringuet à imprensa em Estocolmo. A cada ano, são vendidas 5 milhões de garrafas da Absolut nos EUA. Além da Pernod Ricard, a marca da vodca Absolut era disputada pela Fortune Brands, dos EUA, pela Bacardi Ltd. e por um grupo controlado pela milionária família sueca Wallenbeg.
O governo sueco afirmou que a Pernod Ricard deverá manter a Vin & Sprit e a vodca Absolut na Suécia. "Não existe acordo escrito para isso, mas o valor da vodca decorre do fato de ser sueca," disse Patrick Ricard, dirigente da Pernod Ricard. "A bebida de uma marca sueca precisa ser produzida na Suécia," afirmou.