Os funcionários do Pentágono admitiram, pela primeira vez, que existem cerca de 11 mil soldados americanos a mais no Afeganistão do que o reportado pelo Departamento de Defesa anteriormente. Antes, o Pentágono havia reconhecido a presença de 8.400 soldados em solo afegão.
As autoridades militares reconheceram há muito tempo que havia muito mais forças dos Estados Unidos no Afeganistão do que o limite permitido, mas os comandantes rotulavam algumas tropas como “temporárias” e usavam outras táticas contábeis de pessoal para manter artificialmente o número baixo.
A porta-voz do Pentágono, Dana White, recusou-se a fornecer detalhes semelhantes em relação ao Iraque e à Síria, onde também há alguns milhares de soldados a mais do que o admitido publicamente pelo Pentágono.
O anúncio das tropas no Afeganistão ocorre após o Departamento de Defesa dos Estados Unidos se preparar para colocar 3.900 soldados a mais na guerra, a fim de expandir o treinamento e impulsionar as operações de contraterrorismo no Afeganistão. Fonte: Associated Press.