Autoridades seniores do Partido Comunista da China vão realizar uma importante reunião em novembro para discutir amplas políticas da agenda de reformas do país, informou nesta terça-feira a agência de notícias estatal Xinhua.
Segundo a agência, a terceira sessão plenária do 18º Comitê Central acontecerá em novembro, mas nenhuma data específica foi divulgada. A princípio, a expectativa era que a reunião ocorresse em outubro.
A China recentemente revelou um esboço de reformas com o objetivo de reestruturar a economia e garantir crescimento mais sustentável e acredita-se que muitos detalhes serão discutidos na sessão plenária. No entanto, a abrangência das reformas continua sendo incerta.
Entre as propostas estão uma reforma para os preços de matérias-primas, outra para urbanização e a flexibilização do sistema de famílias que limita a migração rural para as cidades. Pequim também quer avançar em reformas financeiras para que as taxas de juros sejam mais baseadas no mercado e reduzir os controles de capitais.
A reforma de estatais também está sendo discutida, embora a proposta deva sofrer forte oposição diante da influência de Pequim nas maiores empresas. Fonte: Dow Jones Newswires.