Um patrulha do Exército israelense foi atacada nesta terça-feira (13) a tiros vindos de dentro do território da Jordânia, segundo um porta-voz do Exército de Israel. “Uma patrulha de guarda fronteiriça perto da passagem de Rabin foi alvo de tiros de uma fonte desconhecida de dentro do território jordaniano e respondeu na direção deles”, afirmou o porta-voz. “Não houve feridos ou danos.”

continua após a publicidade

A Jordânia disse que não sabia nada sobre o incidente e questionou a versão israelense dos eventos. “Às vezes caçadores abrem fogo nessa área – sem que isso se torne um incidente militar”, disse uma fonte do governo em Amã à agência France Presse, sob condição de anonimato.

Um militar jordaniano também negou a versão de Israel. “Nenhum disparo partiu do território jordaniano na direção da patrulha israelense e a informação é totalmente infundada”, afirmou o militar.

O incidente ocorre dois dias após um ataque similar vindo do território da Síria, quando um homem armado não identificado abriu fogo contra soldados israelenses e civis que trabalhavam em uma cerca fronteiriça. Ninguém ficou ferido também nessa ocasião.

continua após a publicidade

Israel lançou em 27 de dezembro uma grande ofensiva contra o Hamas em Gaza. A guerra já matou mais de 900 palestinos e enfurece todo o mundo muçulmano. As informações são da Dow Jones.