Patriota conversou com britânico sobre Malvinas

A retomada da crise entre Argentina e Inglaterra por conta da soberania das ilhas Malvinas foi um dos temas da conversa entre o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e o vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Nick Clegg. No dia em que a Argentina levou, mais uma vez, às Nações Unidas a sua reclamação sobre as ilhas, Clegg disse a Patriota que o Reino Unido quer “baixar a temperatura” dos discursos.

O assunto foi tocado brevemente no encontro entre os dois ministros. Com uma agenda extensa e muito atrasada, Clegg disse a Patriota que o tema seria mais bem conversado com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que fará visita a Londres no próximo mês. O governo britânico ainda demonstra insatisfação com o fato de o Brasil ter barrado a escala no Rio de Janeiro de um navio de guerra com destino às ilhas, em janeiro deste ano.

“Eu enfatizei que nós queremos, o governo britânico, manter a temperatura da retórica o mais baixa possível. Isso não significa, de forma alguma, que não continuamos com nossa determinação de proteger a soberania das Malvinas”, disse o vice-primeiro-ministro, ao sair de um rápido encontro com o vice-presidente Michel Temer. Clegg disse que ambos os ministros reafirmaram o respeito por suas respectivas posições. “Vamos continuar a nos falar no espírito da cooperação mútua”, afirmou.

O governo argentino apresentou hoje uma renovação na ONU da sua reclamação pela soberania pelas ilhas Malvinas. Recentemente, a temperatura esquentou entre Argentina e Inglaterra depois que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse, no Parlamento, que a situação das Malvinas só será negociada quando a população local assim o desejar. A presidente argentina, Cristina Kirchner, disse que as declarações de Cameron eram “expressões de mediocridade, quase estupidez”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo