O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou hoje que cerca de 400 brasileiros estão em Fukushima, a região mais afetada pelo terremoto no Japão. Nessa área, a usina nuclear sofreu danos sérios nos reatores, e pode ocorrer vazamento de radiação. De acordo com o ministro, há cerca de 254 mil brasileiros residentes no Japão.
“Nossos três consulados estão funcionando em regime de plantão juntamente com a Embaixada no Japão. A partir de amanhã, deverá ir um consulado itinerante à região mais afetada para proporcionar apoio, mantimentos e outras necessidades básicas que sejam identificadas para essa população”, afirmou.
Patriota disse que o Itamaraty dará toda a assistência necessária aos brasileiros em Fukushima, onde há risco agora de um desastre nuclear. “Confiamos muito na capacidade do Japão de atender às vítimas, feridos e desabrigados”, afirmou. “Sabemos que estão fazendo isso indiferentemente da nacionalidade das pessoas afetadas, apoiando inclusive os estrangeiros que moram no Japão.”