As negociações entre os partidos Fine Gael e Trabalhista para formar um governo de coalizão na Irlanda estão em um estágio avançado e um acordo prévio já foi alcançando, segundo a agência de notícias local RTÉ. O Partido Trabalhista se comprometeu com um cronograma para cortar o déficit orçamentário do país para 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

continua após a publicidade

Um porta-voz dos trabalhistas afirmou que ainda há várias questões a serem discutidas antes de um acordo final para a coalizão. “Ainda há questões que precisam ser apresentadas aos líderes dos partidos para aprovação”, disse o porta-voz. O líder do Fine Gael, Enda Kenny, está em Helsinque (Finlândia) para uma reunião do Partido do Povo Europeu, enquanto o líder trabalhista, Eamon Gilmore, está em Atenas (Grécia) em uma reunião de partidos socialistas europeus.

O cronograma de redução do déficit tem sido um assunto controverso entre os dois partidos. O Fine Gael diz que fará os cortes até o fim de 2014, mas o Partido Trabalhista quer um prazo até 2016, argumentando que um período de tempo curto impediria a recuperação da economia irlandesa.

Sob os termos do resgate de 67,5 bilhões de euros oferecido à Irlanda pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), em novembro do ano passado, o país tem até 2015 para reduzir seu déficit para 3% do PIB. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade