Partido xiita do Bahrein vai negociar com a monarquia

O maior partido xiita do Bahrein, o Al Wefaq, vai participar das negociações de reconciliação com os governantes sunitas, apesar da dura repressão contra manifestantes reformistas no país, informou o líder da agremiação, um dia antes da data prevista para o início dos diálogos. A decisão do Al Wefaq dá credibilidade às negociações, encorajadas pelos Estados Unidos, após mais de quatro meses de protestos de xiitas, que exigem mais direitos.

No entanto, a medida também pode dividir a maioria xiita do Bahrein, já que muitos afirmam que as negociações são inúteis até que o governo liberte os detidos durante os protestos e interrompa os julgamentos de manifestantes. Washington tem feito grandes esforços para a realização de negociações entre a oposição e os governantes da estratégica nação insular, que abriga a 5.ª Frota Naval dos Estados Unidos.

A monarquia sunita fez concessões antes do chamado “diálogo nacional”, que deve começar amanhã, dentre elas a aprovação de uma investigação internacional que vai incluir a avaliação da conduta das forças de segurança. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo