Os republicanos conquistaram governos dos democratas em pelo menos dez Estados americanos nas eleições, incluídos alguns em que o presidente Barack Obama fez campanha pessoalmente pelo Partido Democrata no fim de semana passado.
O mesmo movimento de frustração dos americanos com a economia, que levou os eleitores a reconduzirem os republicanos para uma maioria na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) se repetiu em certa medida no voto para os governos estaduais. Os Estados da Pensilvânia, Ohio, Michigan, Wisconsin, Iowa, Tennessee, Kansas, Oklahoma, Novo México e Wyoming, até agora governados pelos democratas, passarão para governadores republicanos.
Em Ohio, um Estado visto por ambos os partidos como crucial para as eleições presidenciais de 2012, o ex-representante republicano John Kasich derrotou o governador democrata Ted Strickland, que tentava a reeleição. A republicana Susana Martinez conquistou o governo do Novo México, tornando-se a primeira mulher hispânica a vencer uma eleição para um governo estadual. Ela sucederá ao governador democrata Bill Richardson.
No entanto, os democratas tiveram alguns momentos brilhantes na eleição estadual. Na Califórnia, o democrata Jerry Brown derrotou a republicana Meg Whitman, ex-chefe-executiva da empresa de comércio eletrônico eBay. Brown sucederá ao republicano Arnold Schwarzenegger, considerado moderado. Os democratas também conquistaram os governos estaduais de Vermont e do Havaí, que estavam nas mãos dos republicanos, além de conseguirem manter os governos de Nova York, Massachusetts, Maryland, New Hampshire, Arkansas e Colorado.
Em seis Estados, a contagem de votos ainda não apontou um vencedor claro nesta quarta-feira – situação de Illinois, Oregon e Maine, governados pelos democratas, e Connecticut, Flórida e Minnesota, governados pelos republicanos. O resultado deverá sair no fim do dia de hoje ou amanhã.
Eleição presidencial
A disputa dos governos estaduais nos EUA é particularmente importante este ano. Um número recorde de Estados tiveram eleições para governador – 37 em 50 – e os governadores terão um papel importante nas eleições presidenciais de 2012. Isso é especialmente válido para os Estados que historicamente não têm uma maioria definida para um partido, os “swing states”.
Os governadores participarão, em 2011, da redistribuição dos distritos eleitorais para as cadeiras da Câmara dos Representantes e do Senado, que refletirá o censo populacional de 2010. Os republicanos também deverão obter o controle de várias assembleias legislativas.
Entre os sucessos dos democratas, está a eleição para governador de Nova York, onde o democrata Andrew Cuomo derrotou o ultraconservador Carl Paladino, que é da corrente Tea Party do Partido Republicano. O pai de Andrew, Mario Cuomo, foi governador de Nova York há mais de duas décadas. “As pessoas falaram nesta noite e elas falaram de modo claro e alto”, disse Cuomo ao lado dos seus pais. “Elas estão com raiva.”
Em Massachusetts, o governador democrata Deval Patrick conquistou um segundo mandato, derrotando o republicano Charles Baker e dois outros candidatos independentes. Patrick é natural de Chicago e estudou em Harvard, como Obama.
Oklahoma e Carolina do Sul elegeram suas primeiras governadoras, ambas republicanas. Na Carolina do Sul, a representante republicana Nikki Haley, apoiada pelo Tea Party, se tornará a segunda americana de origens indianas a ocupar o cargo de governador no país, quando suceder ao governador Mark Sanford, também republicano.
No Texas, onde ambos os partidos gastaram vários milhões nas campanhas, o atual governador, o republicano Rick Perry, derrotou o candidato democrata Bill White, ex-prefeito de Houston. A governadora do Arizona, a republicana Jan Brewer, que atraiu recentemente a atenção da mídia após assinar uma polêmica lei contra a imigração clandestina, foi reeleita, derrotando o democrata Terry Goddard.
Existem atualmente 26 governadores democratas e 24 republicanos nos Estados Unidos. As informações são da Associated Press.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)