O Partido Nacional do Uruguai redigiu uma lista composta em sua maioria por candidatos negros com o objetivo de se identificar com essa parcela da população, tendo em vista as próximas eleições no país.

continua após a publicidade

"A finalidade é chamar a atenção para os problemas das pessoas de raça negra, que temos sido preteridos neste país e no mundo", disse Marta Nieres, que encabeçará a lista denominada Rosa Luna, em homenagem à vedete de carnaval que militava no Partido Nacional e morreu aos 54 anos em 1993. 

Marta explicou que a lista será formada também por pessoas brancas "interessadas em encontrar soluções para os problemas dos negros".

Com uma população de 3,2 milhões, o Uruguai tem cerca de 9% de sua população formada por negros. Somente 1% dos negros pertence à classe média e em geral "não se sentem representados no Parlamento e não têm acesso a muitos serviços por falta de recursos econômicos", disse Marta, para quem o principal problema é a educação.

continua após a publicidade

Os jovens "terminam a escola e não podem seguir o ensino secundário devido aos custos", disse ela, acrescentando que em uma população de 300 mil negros "há somente 150 profissionais, que com milhares de sacrifícios puderam chegar ao título".

"Não falo de racismo somente porque, por falta de dinheiro, devem interromper os estudos para se dedicar ao trabalho", continuou.

continua após a publicidade

"Queremos um governo que seja igual para todos, é muito triste ir a todos os bairros pobres e ver todas essas pessoas amontoadas, onde 40% ou 50% são negros", disse Marta.   

Ela ainda informou que o Partido Nacional, conservador e de oposição, também "pretende entrar nos bairros mais pobres", tradicionalmente sob influência da Frente Ampla, de esquerda e no governo e antes disso do Partido Colorado, conservador, tendo em vista as eleições gerais de 2009.