O partido governista da Rússia confirmou formalmente nesta sexta-feira que o primeiro-ministro do país, Vladimir Putin, será seu candidato a presidente nas eleições de março de 2012. “A Rússia Unida propõe seu líder, o líder do partido Vladimir Vladimirovich Putin, para o cargo de presidente da Rússia”.
O comunicado apenas sacramenta o que o próprio Putin anunciou em 24 de setembro, durante um congresso do partido Rússia Unida, no qual ele anunciou que buscaria um terceiro mandato de presidente, após o fim do governo de Dmitry Medvedev.
Sob mudanças constitucionais promovidas pelo próprio Medvedev, o qual foi acusado pela oposição de mudar a lei para favorecer Putin, o mandato presidencial na Rússia passou de quatro a seis anos.
Isso significa que se Putin for eleito em 2012, ele poderá se candidatar novamente à reeleição em 2018 e caso vença ficaria no poder até 2024, se tornando o líder em Moscou a ficar mais tempo no poder desde o ditador soviético Josef Stalin. Putin está atualmente com 59 anos.
As informações são da Dow Jones.