O partido governista da Polônia, o Plataforma Cívica, sofreu uma derrota nesta segunda-feira, quando o comitê eleitoral informou que o índice de comparecimento no referendo realizado neste domingo foi de apenas 8%, o menor já registrado na história do país. Com o quórum extremamente baixo, nenhuma das medidas propostas pôde ser aprovada.
O referendo, que custou cerca de US$ 22 milhões, foi convocado pelo ex-presidente Bronislaw Komorowski quando ele ainda estava no cargo, no início deste ano. Os eleitores foram chamados a opinar sobre mudanças no sistema eleitoral, como redução no financiamento estatal para os partidos políticos, além de questões tributárias. As medidas até receberam apoio da população, mas não são obrigatórias devido ao baixo comparecimento.
“É uma lição triste para nós, principalmente os políticos”, disse Grzegorz Schetyna, ministro de Relações Exteriores e importante liderança do Plataforma Cívica. O referendo foi aprovado de última hora, quando Komorowski viu que provavelmente não conseguiria se eleger, após o primeiro turno das eleições presidenciais, em maio.
Uma pesquisa de opinião divulgada nesta segunda-feira pelo instituto Millward Brown mostra o partido conservador Lei e Justiça na liderança para as eleições parlamentares de outubro, com 38% das intenções de voto. O Plataforma Cívica, que por enquanto ainda tem maioria no Parlamento e assim indica o primeiro-ministro do país, aparece com 25%. Fonte: Dow Jones Newswires.