De acordo com os últimos resultados da comissão eleitoral de Mianmar, o partido Liga Nacional para a Democracia (LND) liderado por Aung San Suu Kyi precisa de mais dois assentos para adquirir uma

continua após a publicidade

maioria nas 664 cadeiras no Parlamento. As eleições não foram realizadas em sete círculos eleitorais, ou seja, uma maioria simples pode ser alcançada com 329 assentos. O resultado parcial está em 327 e pode chegar aos 329 na sexta-feira, segundo autoridades.

Em um telefonema, o presidente dos EUA, Barack Obama, felicitou Suu Kyi pelo sucesso de seu partido nas eleições com “incansáveis esforços e sacrifícios ao longo de tantos anos para promover uma solução pacífica e democrática”, disse a Casa Branca.

Obama conversou também com o presidente de Mianmar, Thein Sein, pelo sucesso na realização das eleições e salientou a importância de respeitar o resultado.

continua após a publicidade

O atual governo militar de Mianmar, que tomou o poder em um golpe em 1962 e reprimiu brutalmente várias revoltas pró-democracia durante seu governo, disse que irá respeitar o resultado das eleições. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press