O partido político tailandês que representa os interesses do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra anunciou nesta segunda-feira (24) que fechou alianças suficientes para viabilizar a formação de uma nova coalizão de governo. O Partido do Poder do Povo (PPP) obteve 232 cadeiras nas eleições gerais de ontem, impondo um revés aos generais que depuseram o magnata populista Thaksin em um golpe palaciano em setembro de 2006.
Para governar, o PPP precisa unir forças com pelo menos um dos seis partidos que conseguiram votação suficiente para ter representação no parlamento de 480 cadeiras. Surapong Suebwonglee, secretário-geral do PPP, disse numa entrevista coletiva concedida hoje em Bangcoc que as alianças seladas pelo partido já eram suficientes para a formação de uma coalizão majoritária. "O PPP formará um governo", afirmou. No entanto, Surapong não revelou com quem o partido vai se aliar.
O secretário-geral do PPP disse que os partidos aliados serão revelados em 3 de janeiro, quando a Comissão Eleitoral certificará o resultado do pleito. Surapong limitou-se a informar que o PPP conseguirá formar um governo estável que terá entre 280 e 300 cadeiras. Mas o Partido Democrata, que ficou em segundo lugar nas eleições de ontem, obteve 165 cadeiras e está abordando partidos menores também com o objetivo de formar uma coalizão majoritária.