Partido da premiê ucraniana acusa rival de usurpar poder

O partido da primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, acusou hoje o rival dela no segundo turno eleitoral de tentar “usurpar o poder” no país. Declarado inicialmente vencedor, o candidato Viktor Yanukovych espera agora uma decisão judicial, enquanto sua posse está marcada para a semana que vem.

Yulia apresentou uma queixa contra a vitória de Yanukovych nas eleições presidenciais, afirmando que houve várias irregularidades e fraudes no processo. Ontem, uma alta corte determinou que os resultados finais não sejam divulgados até que o caso seja julgado. O Parlamento, porém, já marcou o dia 25 para a posse do novo presidente. A Casa é dominada pelo Partido das Regiões, de Yanukovich.

“Quaisquer ações voltadas para a posse de Viktor Yanukovych serão vistas como uma tentativa de usurpar o poder estadual”, afirmou o vice-primeiro-ministro e importante aliado de Yulia, Olexander Turchynov, em comunicado publicado no site dela. Turchynov notou que, sem a decisão final sobre as eleições, a posse não tem valor.

A Suprema Corte Administrativa da Ucrânia começará a ouvir o caso amanhã. Não está claro se ele estará encerrado até a data da posse. O vice-chefe do grupo da primeira-ministra, Sergiy Sobolev, afirma que seu partido insiste para que a posse seja cancelada por ora.

Yanukovych derrotou Yulia por 3,5 pontos porcentuais no segundo turno do dia 7, segundo os resultados finais divulgados no domingo. Observadores internacionais afirmaram que a disputa foi limpa, e líderes internacionais, entre eles o presidente dos EUA, Barack Obama, já parabenizaram Yanukovych pela vitória. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna