O ministro das Finanças da Itália, Giulio Tremonti, e o presidente do partido Liga Norte, Umberto Bossi, podem solicitar ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi que convoque eleições antecipadas durante um jantar marcado para a noite de hoje. A informação foi divulgada hoje por Bossi e outros membros do partido.

continua após a publicidade

A Liga Norte – um aliado próximo e estratégico do governo de centro-direita de Berlusconi – tem tentado aprovar uma reforma tributária nos últimos meses. A legenda também pode deixar o governo se a lei de federalismo tributário não for aprovada em janeiro.

Em dezembro, Berlusconi e seu governo sobreviveram a uma moção de desconfiança por apenas três votos. O primeiro-ministro italiano disse no mês passado que convocaria novas eleições se seu governo perdesse a maioria parlamentar em janeiro. Hoje, porém, ele afirmou estar confiante de que seu governo vai permanecer no poder até o final de seu mandato, em 2013.

Em entrevista apresentada por um de seus canais pagos de televisão, o premiê italiano disse ter certeza de que conseguirá expandir sua estreita maioria na câmara baixa do Parlamento “até o final de janeiro” e evitar eleições antecipadas.

continua após a publicidade

“A Itália não precisa de eleições antecipadas, ela precisa de estabilidade e continuidade”, acrescentou Berlusconi, negando as afirmações da imprensa de que existem discordâncias com a Liga Norte e que o partido ameaça romper com seu governo. As informações são da Dow Jones.