O partido MPLA, do presidente José Eduardo dos Santos, obteve 74,46% dos votos na eleição de Angola, de acordo com resultados parciais divulgados hoje.
A Comissão Nacional Eleitoral informou que já foram apurados 58% dos votos em todo o país. O partido opositor Unita tem 17,94% dos sufrágios, enquanto o Casa, também contrário ao presidente, chegou a 4,53%.
De acordo com a Constituição angolana aprovada em 2010, o chefe do partido vencedor será automaticamente o presidente. Confirmado o resultado, Dos Santos continuará comandando o país por mais cinco anos, após 33 anos de mandato.
Esta é a terceira eleição em Angola desde o fim de uma guerra civil de 27 anos – iniciada em 1975, logo após independência de Portugal e cessada em 2002 – porém, será a primeira após a promulgação da Constituição de 2010.
Favorito
No poder desde 1979, Santos é líder do MPLA, de origem marxista, ele é favorito absoluto. A campanha é feita pelo marqueteiro petista João Santana, que adaptou para Angola bandeiras como o Minha Casa, Minha Vida.
Com US$ 31 bilhões de reservas cambiais originadas pelo petróleo, Angola é um investidor rico, apesar de figurar no 148º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU (em 187 países).
Impulsionada pelo petróleo, a economia angolana deverá crescer 17% este ano, segundo o FMI.