O Congresso Nacional líbio (Parlamento) deu nesta quarta-feira seu voto de confiança para o governo apresentado ontem pelo primeiro-ministro, Ali Zidan, com 105 votos a favor e nove contra.
Na sessão de hoje estiveram presentes 132 dos 200 parlamentares que compõem a Assembleia Legislativa.
Esta foi a terceira equipe de governo apresentado para o Parlamento desde as eleições gerais de 7 de julho.
Paralelamente à sessão de hoje, 200 pessoas se concentraram na frente da sede do Parlamento para mostrar sua rejeição ao gabinete, composto por 27 ministros e três vice-primeiros-ministros.
As forças da polícia e do Exército que vigiam o perímetro das instalações tentaram dissolver os manifestantes realizando disparos dissuasórios para o ar.
A sessão de ontem, na qual deveria ter ocorrido o voto de confiança, foi adiada para hoje depois que vários grupos de pessoas invadissem a sala onde se encontravam reunidos os deputados.
Ali Zidan anunciou ontem o novo governo que qualificou de “equilibrado”.
“Mantive numerosas e contínuas conversas para evitar qualquer controvérsia, tentando levar em conta a questão geográfica, sem favorecer uma região sobre outra”, disse Zidan durante a apresentação do gabinete, a quem o Congresso Nacional encarregou no último dia 14 da formação de um Executivo.
O novo primeiro-ministro comentou também que no governo há representantes dos principais partidos da Assembleia como Al Tahaluf al Quwa al Wataniya (Aliança Força Nacional), o partido Al Adala wa al Bina (Justiça e Construção), Al Yebha al Wataniya (Frente Nacional) e Al Umma (La Nación).