Parlamento da Ucrânia aprova moção contra o governo

O Parlamento da Ucrânia aprovou hoje uma moção de censura ao governo. Com isso, o presidente eleito, Viktor Yanukovich, dá um passo importante para consolidar seu poder no país. A moção foi aprovada por 243 deputados, na Casa composta por 450 membros.

Os aliados de Yanukovich no Parlamento podem agora começar o processo para criar um novo governo, após a votação e o colapso, ontem, da coalizão governista. Caso uma nova coalizão não se forme em 30 dias, Yanukovich pode antecipar as eleições parlamentares.

A primeira-ministra Yulia Tymoshenko disse em discurso, antes da votação, que seu grupo passaria imediatamente à oposição caso fosse aprovada a moção de censura. O sucesso da aprovação indica que o Partido das Regiões de Yanukovich pode ter aliados suficientes para formar uma nova maioria.

A Ucrânia precisa de estabilidade política para reativar sua economia, após seu Produto Interno Bruto (PIB) despencar 15% em 2009. Uma importante missão será aprovar medidas para descongelar um programa de empréstimos de US$ 16,4 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI). As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna