Empenhada em proporcionar qualidade de vida e bem estar às futuras gerações, a Honda iniciou em 4 de junho um programa social desenvolvido pelo Centro de Treinamento Técnico da marca, em parceria com a Fundação Projeto Pescar. O curso tem o objetivo de atender 20 jovens oriundos de famílias de baixa renda da comunidade de Recife, todos estudantes do ensino médio.
O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e também para a convivência social, oferecendo cursos de Mecânica Automotiva e a oportunidade de desempenhar uma profissão, com melhores perspectivas de ocupação, renda e participação cidadã.
Durante dez meses, esses adolescentes desenvolverão atividades divididas em três módulos básicos: Desenvolvimento Pessoal e Cidadania, que inclui temas como família, saúde, meio ambiente, ecologia, ambiente de trabalho; Formação Profissional, que envolve assuntos ligados à mecânica geral de automóveis e motocicletas; e Reforço Educacional, com aulas sobre matemática, português, inglês e informática.
A expectativa é que, ao final do curso, os jovens estejam preparados para ingressarem no mercado de trabalho, sendo candidatos às vagas que surgirem nas concessionárias Honda da região nordestina, empresas coligadas à companhia ou, ainda, no próprio Centro de Treinamento Técnico, no Centro Educacional de Trânsito Honda ou no Centro de Distribuição Honda. A meta é que os adolescentes também estejam aptos a prestar vestibular ao final do programa.
Para o próximo ano, está prevista a abertura de uma nova turma, com início no mês de abril. Além disso, a Honda estuda a implantação da mesma iniciativa social no Centro de Treinamento de Serviços de Sumaré (SP) em 2008, para atender mais 20 jovens residentes no entorno da fábrica de automóveis.
Formando profissionais e cidadãos
A Fundação Projeto Pescar é um sistema de franquia social formado e mantido por empresas e instituições públicas e privadas, articuladas em uma rede de cidadania. A finalidade do projeto é de preparar jovens com idade entre 16 e 19 anos para o mercado de trabalho e para a vida em comunidade. Hoje, são 97 Unidades distribuídas em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal, que atendem 10.940 jovens em 35 diferentes cursos. O programa ainda possui oito Unidades na Argentina e uma no Paraguai.
A trajetória do Projeto Pescar inspirou a montagem da rede de Unidades formadoras do Projeto Escola de Fábrica, do Ministério da Educação e Cultura. Em 30 anos de atuação, formou mais de 10 mil jovens, dos quais 70% estão no mercado formal de trabalho e 8% são pequenos empresários.