O paranaense Oscar Kodama, de 28 anos, faleceu de forma misteriosa em Paris. Natural de Maringá, Kodama estava indo para o Japão, segundo a família, para trabalhar em uma empreiteira japonesa. A notícia chegou aos familiares somente às 13h de segunda-feira (1º) e ainda não se sabe muito sobre as circunstâncias da morte.
O rapaz embarcou, na última sexta-feira (29), no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. De lá, fez escala em Guarulhos, de onde tomou um vôo da TAM para Paris. Ele teria desembarcado na capital francesa por volta das 15h de sábado (29). A partir de então, o brasileiro começou a passar mal e chegou a vomitar. O piloto da All Nippon Airways (ANA), teve que parar a procedimento de decolagem para retirá-lo, às pressas, do avião. Segundo o Itamaraty, Oscar passou a noite internado no pronto-socorro do próprio aeroporto. No dia seguinte, teve alta e tentou novamente embarcar rumo ao Japão.
A empresa aérea, então, julgou seu comportamento com “inadequado” e “estranho” e chamou a polícia. Ele teria sido levado a um hospital psiquiátrico, ainda na França, onde, ao chegar, os policiais constataram que ele estava morto.
O corpo só chegará ao Brasil em um prazo estimado em 45 dias. O motivo seria os exames das autoridades médicas responsáveis francesas. O laudo, com o resultado da autópsia, deve sair nos próximos dias.
