Manifestantes passaram a noite na rua Alberdi, em frente à TV pública, em Assunção, por temerem que o governo de Federico Franco assuma de vez o controle da emissora. Anteontem, o diretor da emissora Marcelo Martinessi se afastou do posto. Em seu lugar, assumiu o interino Gustavo Canata.
Mesmo assim, a emissora continua sendo operada pela antiga equipe, que transmite ao vivo os discursos contra Franco e a favor de Lugo.
O movimento em frente à sede da TV atingiu seu auge na noite de ontem, quando centenas de pessoas participaram das manifestações contra o novo governo.
Durante toda a noite, apoiadores de Lugo e políticos se revezaram ao microfone, em discursos transmitidos pela emissora. E aguardaram a anunciada chegada de Lugo para um discurso, que não se concretizou.
Entre eles, estava o brasileiro Iuri Faria Codas, membro da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, que assumiu o microfone para demonstrar o seu apoio, em nome do Brasil.
“Nós somos paraguaios, brasileiros, uruguaios. Mas se as fronteiras nos dividem, a história nos unifica. Somos latino-americanos. A luta pela democracia em todos os países é importante”, disse.
Mas quem roubou a cena foi uma jovem de 17 anos, aclamada por muitos como “futura presidente”. “Sou uma jovem paraguaia, com muito orgulho, e vim aqui expressar minha indignação. Em 2013, vou poder votar e vamos tirar do poder esses que não nos representam. Espero que todos façam o mesmo”, disse a estudante Patrícia Arbo, que pediu àqueles que ainda não puderem votar “que não se calem”.