Para Turquia, Irã ficará isolado caso não cumpra acordo

Caso o Irã não cumpra o acordo nuclear firmado com Brasil e Turquia, o país ficará isolado no cenário internacional, disse hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan. O Irã concordou em enviar urânio pouco enriquecido à Turquia. Em troca, o país receberá combustível para seu reator de pesquisas em Teerã. “O acordo que nós firmamos ontem é a maior garantia que temos”, disse. “O Irã deve cumprir com as expectativas e receber confiança.”

O acordo é similar ao oferecido no ano passado ao Irã pelos Estados Unidos e por seus aliados europeus. Washington teme que Teerã busque secretamente armas nucleares, mas o governo local alega ter apenas fins pacíficos.

Erdogan pediu à comunidade internacional que apoie o acordo, que segundo ele “terá um impacto muito positivo para a paz mundial”. O primeiro-ministro disse que as conversas sobre sanções devem parar, já que “nenhuma sanção nunca produziu resultados positivos”, enquanto “a diplomacia é a mais poderosa varinha mágica”.

As declarações de Erdogan foram dadas pouco antes de a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciar que EUA, Rússia e China tinham concordado com um rascunho prévio com novas sanções ao Irã. O Brasil e a Turquia ocupam assentos não permanentes no Conselho de Segurança (CS). Os membros permanentes são EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo