A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton afirmou que a imprensa e a liberdade de expressão estão “sob ataque” no governo de Donald Trump e comparou a administração do atual presidente a um regime autoritário. Os comentários foram feitos pela candidata democrata à Casa Branca derrotada na eleição de 2016 na noite do último domingo, 22, durante uma palestra.
Hillary não economizou críticas e disse que Trump parece rejeitar o papel da imprensa livre em uma democracia. Para ela, o presidente americano está em “uma guerra total contra verdade, os fatos e a razão”.
“Quando os líderes negam aspectos que podemos ver com nossos olhos, como o tamanho de uma multidão no discurso inaugural, quando se recuso a aceitar ciência estabelecida sobre os desafios urgentes da mudança climática – é o início de uma era do fim da liberdade”, afirmou Hillary.
Segundo a ex-secretária, não é de admirar que seu oponente na disputa eleitoral tenha falado sobre aprisionar jornalistas. “É surpresa para alguém que ele tenha brincado sobre prender repórteres para fazê-los revelar informações?”, questionou Hillary.
Este foi o único momento durante toda a palestra em que ela se referiu às revelações obtidas através dos memorandos do ex-diretor do FBI, James Comey.
A Casa Branca ainda não se manifestou sobre os comentários da ex-secretária. Fonte: Associated Press.