Os Estados Unidos analisam a atitude do governo iraniano em relação à crise diplomática causada por seu programa nuclear como “alarmante”, segundo a Casa Branca. “Os iranianos estão provando ao mundo que não têm o desejo de assumir suas próprias responsabilidades. Isso é alarmante”, afirmou hoje um porta-voz da Casa Branca.
O governo do presidente Barack Obama busca sanções mais duras no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Irã, após meses de negociações frustradas. Washington e outras potências desconfiam que Teerã mantenha um programa secreto para produzir armas, camuflado como um programa civil. O governo iraniano diz ter apenas fins pacíficos.
O enriquecimento de urânio pode servir como combustível para reatores nucleares ou, caso esteja muito enriquecido, pode ser usado em armas atômicas. O Irã recusou uma proposta para enviar urânio ao exterior e receber em troca urânio pouco enriquecido, o que ampliaria o controle internacional sobre seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.