O Paquistão fechou a principal rota usada para transporte de suprimentos às tropas norte-americanas e aliadas no Afeganistão nesta quarta-feira (30), depois de lançar uma ofensiva contra militantes na região. No últimos meses, a estrada, que passa pela área chamada Khyber Pass, no norte do país, tem sofrido ataques de militantes que querem expulsar as forças ocidentais que combatem o Taleban no Afeganistão.

continua após a publicidade

Soldados dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dependem da rota montanhosa para receber até 75% do combustível, alimentos e outras mercadorias que consomem, que chegam ao Paquistão pelo porto da cidade de Karachi. Comandantes norte-americanos insistem em que os ataques não estão interrompendo sua missão no Afeganistão, mas informaram que estão explorando novas rotas.

Além disso, os oficiais afirmam ter suprimentos suficientes para muitas semanas, no caso de as rotas serem bloqueadas. A estrada foi temporariamente fechada para o tráfego ao menos duas vezes neste ano, por razões de segurança. Fazal Mehmood, um administrador civil da região do Khyber, afirmou que o exército lançou uma ofensiva contra os insurgentes no local nesta manhã, depois que eles ignoraram um prazo para se render.

continua após a publicidade