Três homens detidos no Paquistão por terem ajudado Faisal Shahzad em sua tentativa de explodir um carro em Times Square, Nova York, serão em breve acusados formalmente por terrorismo, informaram hoje autoridades paquistanesas.
Eles são acusados de terem intermediado o encontro de Shahzad com líderes militantes perto da fronteira com o Afeganistão e de terem enviado dinheiro a ele para a realização do ataque, que ocorreu em 1º de maio.
O vice-inspetor de polícia de Islamabad, General Bin Yamin, disse hoje que eles serão levados a julgamento em breve. Os três foram detidos pouco depois do fracassado atentado, mas o anúncio marca a primeira vez em que as autoridades reconhecem a prisão dos supostos criminosos encontrados pelas agências de inteligência do país.
Yamin não forneceu detalhes, mas crimes ligados ao terrorismo podem ser punidos com a morte no Paquistão. Não há informações se os réus já têm advogados de defesa. Segundo Yamin, os homens têm “mentes militantes” e um forte ódio aos Estados Unidos.