O Paquistão convocou um enviado indiano para realizar uma reclamação formal nesta quinta-feira (18) por supostas violações de seu espaço aéreo. O Paquistão divulgou anteriormente que as duas violações separadas ocorreram no sábado (13), na região da cidade de Lahore, no leste do país, e na área da Caxemira controlada pelos paquistaneses. Isso violaria um acordo bilateral de 1991. Autoridades indianas disseram que analisariam a reclamação, mas negaram acusações similares anteriormente.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, Islamabad trabalha para reduzir as tensões após os ataques de Mumbai, no mês passado, que mataram mais de 170 pessoas, atribuídos pelo governo da Índia a “elementos no Paquistão”. Porém, se estava antes na defensiva, após os ataques à capital comercial da Índia, Islamabad parece tomar uma rota mais dura. Nesta quarta (17), eles ampliaram as exigências para que a Índia entregue provas a fim de apoiar as acusações de que um grupo militante paquistanês, o Lashkar-e-Taiba, está por trás da violência em Mumbai.

Nesta quinta (18), milhares de ativistas ligados ao Jamaat-e-Islami, um grupo islâmico linha-dura, protestaram contra os ataques com mísseis atribuídos aos Estados Unidos no território paquistanês e contra o uso de rotas do país para se enviar suprimentos às tropas estrangeiras no Afeganistão.

Os manifestantes passaram por uma importante rodovia de Peshawar, no nordeste do país. Eles também criticaram as ofensivas das forças paquistanesas contra insurgentes da Al-Qaeda e do Taleban na região fronteiriça com o Afeganistão.

continua após a publicidade

Esporte 

A Índia cancelou uma excursão de jogadores de críquete para o Paquistão. O esporte é bastante popular nos dois países e a medida é mais uma sinal do esfriamento do processo de paz entre eles. A excursão dos atletas estava prevista para janeiro.

continua após a publicidade