Cientistas do Paquistão investigam se o forte terremoto que hoje atingiu o país e provocou a morte de pelo menos 39 pessoas teria feito surgir uma nova ilha no litoral paquistanês.
O diretor-geral do Departamento de Meteorologia do Paquistão, Arif Mahmood, disse que testemunham reportaram a aparição de uma nova ilhota nas proximidades do porto de Gwadar.
Mahmood comentou que um terremoto forte como o de hoje pode realmente fazer com que porções do leito submarino se elevem, mas ainda é preciso investigar para que a informação possa ser confirmada.
O comandante da polícia de Gwadar, Pervez Umrani, relatou que da praia é possível observar uma nova massa de terra que se eleva a nove metros do nível do mar e tem cerca de cem metros de extensão.
Pelo menos 39 pessoas morreram no forte terremoto ocorrido nesta terça-feira no sudoeste de Paquistão, segundo autoridades locais.
A maior parte das vítimas morreu quando em desabamentos de imóveis causados pelo tremor, disse Mirza Kamran Zia, porta-voz da defesa civil paquistanesa.
O abalo sísmico ocorreu na província de Baluquistão, que é ao mesmo tempo a maior e a menos populosa do país.
Autoridades paquistanesas disseram que o terremoto atingiu 7,7 graus; segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, a magnitude foi de 7,8. Fonte: Associated Press.