Papa discute situação de Kosovo com o presidente da Albânia

Cidade do Vaticano – O papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira (6) o presidente albanês Bamir Topi, com quem conversou sobre a integração da Albânia à União Européia e sobre os esforços democráticos do país. Durante o encontro, também se falou do conflito em Kosovo.

Em uma audiência separada, Topi foi recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. Também estava presente o ministro das Relações Exteriores do Vaticano, monsenhor Dominique Mamberti.

Segundo uma nota divulgada pelo Vaticano, durante as conversações o presidente da Albânia "informou sobre os passos recentes realizados pelo governo albanês para resolver os maiores problemas do país, instaurar um Estado de direito e trabalhar para a integração européia".

"Foram discutidas algumas questões bilaterais e regionais, em particular a necessidade, diante da situação definitiva de Kosovo, de se levar em conta os pedidos fundamentais das partes envolvidas e de evitar qualquer recurso à violência", indicou a nota.

A província de Kosovo faz parte da Sérvia, mas está sob controle da ONU há oito anos. Os albaneses de Kosovo exigem a independência da província, pedido rejeitado pela minoria sérvia da região e pelo governo da Sérvia.

O comunicado do Vaticano divulgou ainda que "o presidente, durante suas conversações na Santa Sé, manifestou gratidão à Igreja Católica pela contribuição oferecida à população albanesa, sobretudo através de instituições de caridade, comemorando também os recentes acordos nos campos econômico e fiscal e esperando que tal colaboração possa continuar também nas áreas cultural e espiritual".

Nesta semana foi assinado um acordo entre o governo albanês e a Santa Sé, que prevê a isenção fiscal de entidades da Igreja Católica no país e regulamenta os bens e fontes de renda da Igreja na Albânia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo