O papa Bento XVI partiu na manhã desta sexta-feira para o México a bordo de um Boeing 777, da Alitalia, que saiu do aeroporto de Fiumicino, em Roma, e deve chegar ainda nesta tarde ao estado mexicano de Guanajuato.

continua após a publicidade

O avião decolou às 9h50 da Itália (5h40 no horário de Brasília) e tem aterrissagem prevista para as 16h30 do México (19h30 no horário de Brasília).

Antes de embarcar, Bento XVI afirmou, em uma mensagem ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que “no momento em que deixo Roma para ir ao México e Cuba realizar a missão da Igreja e levar uma mensagem de esperança, dedico ao senhor presidente a minha saudação, acompanhada de fervorosos desejos para o bem-estar espiritual, civil e social do povo italiano, a qual ofereço a benção apostólica”.

 

continua após a publicidade

Por sua vez, Napolitano respondeu que deseja “o mais sincero agradecimento pela mensagem cordial”. “Grande é a atenção com a qual toda a comunidade internacional olha para esta sua nova missão, assim como são intensas a espera e a esperança das populações que o senhor encontrará e que, tenho certeza, o acolherão com um calor particular”, declarou.

O presidente ainda disse ter “certeza que a sua aguardada visita transmitirá profundos sentimentos de aproximação e comunhão às populações destes países e de todo o continente latino-americano”.

continua após a publicidade

Antes de partir, o Papa foi saudado pelo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, que o recebeu no aeroporto romano e o acompanhou até a escada da aeronave.

A viagem do Pontífice pela América Latina tem início hoje com a visita ao México, onde ele ficará até o domingo. No dia seguinte, o Papa partirá a Cuba, onde permanecerá por dois dias. Essa é a 23ª viagem de Bento XVI e a segunda ao subcontinente. Em 2007, Joseph Ratzinger esteve no Brasil.