Palestinos rejeitam diálogo com Israel

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, não retomará as negociações com Israel, a menos que o país cancele seus planos para construir novas casas em um assentamento em Jerusalém Oriental. A afirmação foi feita hoje por Saeb Erekat, principal negociador palestino.

“Abbas disse a (o secretário-geral da Liga Árabe, Amr) Mussa que ele informou ao (vice-presidente dos EUA, Joe) Biden ontem que não poderia retomar as negociações sem o cancelamento da construção de 1.600 casas em Jerusalém Oriental”, afirmou Erekat. Segundo ele, Abbas disse para Mussa esperar que o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, volte à região na semana que vem para anunciar o cancelamento da decisão israelense.

Ainda hoje, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou “pesar” ao vice-presidente dos EUA pelo fato de a expansão nas construções ser anunciada durante sua visita. A informação foi divulgada hoje pelo escritório do premier.

O anúncio foi feito na terça-feira e provocou a condenação dos palestinos. As negociações indiretas entre os dois lados foram canceladas pelos palestinos, que querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado independente.

Biden disse hoje que “agradece” à resposta de Netanyahu à situação causada pelo anúncio da expansão do assentamento durante sua visita. “Às vezes apenas um amigo pode dizer as verdades mais duras, e eu agradeço a resposta do primeiro-ministro, hoje”, afirmou Biden, em uma palestra na Universidade Tel-Aviv.

Segundo o vice de Barack Obama, Netanyahu esclareceu na manhã de hoje que o projeto de expansão do assentamento anunciado pode levar vários anos para começar. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna