Palestinos dizem ter 8 votos na ONU, um do Brasil

Os palestinos já garantiram oito votos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em seu pedido para tornarem-se membros do organismo internacional, um a menos que os nove necessários, disse nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad al-Malki. Um deles é do Brasil, afirmou.

Falando a repórteres em Ramallah, Riyad al-Malki disse ter recebido garantias de mais dois países – Nigéria e Gabão – de que eles serão favoráveis ao pedido dos palestinos para tornarem-se membros plenos da ONU. “Temos oito votos pela Palestina no Conselho de Segurança”, disse ele. “Estamos trabalhando duro por um nono e um décimo votos.”

Malki disse que os palestinos têm garantias de votos “sim” de Líbano, Rússia, China, Índia, África do Sul e Brasil, além das novas confirmações de Nigéria e Gabão. “Nós estamos trabalhando com Bósnia, Colômbia e Portugal”, acrescentou. O ministro pretende visitar a Bósnia em breve, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fará escalas em Colômbia, Portugal, Honduras e República Dominicana durante um giro em outubro. Abbas também falará em Estrasburgo em 6 de outubro, segundo o ministro.

Os palestinos precisam de pelo menos nove votos no Conselho de Segurança a favor de sua campanha para o Estado palestino tornar-se membro pleno da Assembleia Geral da ONU. Mesmo com esses votos, porém, os Estados Unidos já afirmaram que usarão seu poder de veto para bloquear a requisição. De qualquer maneira, os palestinos buscam a vitória diplomática de assegurar a maioria no CS.

Abbas entregou a solicitação na sexta-feira, pouco após discursar na Assembleia Geral. O CS enviou o pedido para um comitê que deve se reunir na sexta-feira. A medida foi criticada por Washington e dividiu os membros da União Europeia.

Os EUA e Israel defendem que o Estado palestino seja formado apenas através de negociações com os israelenses, que estão paralisadas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna