Um palestino lançou esta terça-feira (22) um trator contra carros que circulavam pelo centro de Jerusalém, provocando ferimentos em quatro pessoas antes de ser morto, informou a polícia israelense. Três carros ficaram danificados. O ataque ocorreu na rua do hotel em que o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, se hospedará depois de chegar para uma visita a Israel. Em Amã, horas antes de embarcar para Israel, ele lamentou o episódio.
O incidente é semelhante a um ataque ocorrido no início deste mês, quando um palestino usou uma escavadeira para investir contra carros e pedestres em uma avenida movimentada de Jerusalém. Na ocasião, três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas antes de o agressor ser morto por um soldado de folga que passava pelo local.
O ataque ocorreu no mesmo dia de uma reunião entre os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas. O presidente palestino condenou o ataque. A polícia identificou o autor do ataque como Ghassan Abu Teir, um palestino de 22 anos que reside em Jerusalém Oriental, o setor majoritariamente árabe da cidade sagrada.
O rapaz tinha parentesco com Mohammed Abu Teir, um político anti-Israel filiado ao partido islâmico Hamas, mas aparentemente não era ligado a nenhum grupo radical. Os serviços locais de segurança qualificaram o incidente como “um ato de terror”.