O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que o comportamento da Coreia do Norte é uma ameaça global e está pedindo por uma resposta unida contra os testes nucleares do regime de Kim Jong-un.
Stoltenberg afirmou que a Coreia do Norte precisa abandonar seus programas nucleares e de mísseis e se abster de novos testes. Os comentários, feitos nesta quinta-feira na Estônia, seguem o mais recente teste de Pyongyang, realizado no último domingo, com uma bomba de hidrogênio.
A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, também disse que o mundo não deveria “entrar na espiral de um conflito militar que poderia ser extremamente perigoso não só para a região, mas para todo o mundo”. Mogherini disse que a desmilitarização da Península Coreana deve ser alcançada pacificamente por meio do diálogo e da diplomacia.
“Nós acreditamos que mais pressão diplomática, mais pressão econômica a este respeito poderia fazer a diferença”, comenta Mogherini. Fonte: Associated Press.