A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou nesta quarta-feira que enviaria três observadores aos exercícios militares russos Zapad, mas disse que o convite não alcançou a quantidade total de obrigações internacionais por parte de Moscou.

continua após a publicidade

A declaração da Otan vem ao mesmo tempo em que os Estados Unidos assumiram a missão de policiamento aéreo ao longo do Báltico na Lituânia. Os EUA começaram a pilotar sete jatos F-15C do Reino Unido para fora da Lituânia nesta quarta-feira, os quais começarão a emitir alertas para interceptar aeronaves desconhecidas na quinta-feira, substituindo quatro jatos poloneses F-16.

continua após a publicidade

Funcionários da Otan advertiram que as manobras, planejadas em meio a um acúmulo militar na região pela aliança e pela Rússia, poderiam servir de pano de fundo para que a Rússia implemente mais equipamentos militares e aumente o risco de um acidente ou de um erro de cálculo que possa desencadear uma crise.

continua após a publicidade

A Otan enviará dois especialistas para Belarus e um para a Rússia. Esses especialistas terão permissão para participar do “Dia do Visitante” oficial do exercício, afirmou a aliança.

A principal porta-voz da Otan, Oana Lungescu, disse que, embora a aliança agradeça pelo convite, ele não é um substituto do tipo de observação exigida no documento de Viena, um acordo internacional que rege exercícios militares na Europa. O documento de Viena, que não dispõe de mecanismos de execução, exige briefings sobre o cenário e os eventos, acesso a soldados individuais e sobrevoos das áreas em questão.

“A Rússia e Belarus preferem escolher uma abordagem seletiva”, disse Lungescu. “Esse modo de evitar a transparência obrigatória apenas levanta questões sobre a natureza e o propósito do exercício”, comentou.

Nesta quarta-feira, autoridades russas afirmaram que o exercício Zapad estará abaixo do limite estabelecido pelo documento de Viena para ter que convidar equipes de observação formais. A Rússia planeja ter a participação de 12.700 soldados no Zapad. A Otan e os funcionários dos Estados Unidos disseram que esperam 70 mil soldados ou que mais participem nos exercícios interligados. Fonte: Dow Jones Newswires.