mundo

Orçamento da Grécia para 2018 prevê aceleração no crescimento econômico

O orçamento da Grécia para 2018 prevê um crescimento econômico após anos de recessão e espera alcançar os objetivos de superávit orçamentário.

De acordo com um rascunho da proposta submetida ao Parlamento nesta terça-feira, o governo espera que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,6% em 2017, abaixo da estimativa anterior de 1,8%, antes de expandir 2,5% em 2018, em comparação com uma estimativa anterior de 2,4% de crescimento.

A Grécia, que passou a maior parte da década passada em recessão, ainda está sob um programa de resgate, que termina em agosto do próximo ano. “O orçamento de 2018 é o último a ser submetido no âmbito do programa de ajuste macroeconômico e marca a entrada do país em um novo período de estabilidade econômica”, afirmou, em comunicado, o Ministério de Finanças da Grécia.

O orçamento prevê que a Grécia alcance um superávit primário, de 2,44% do PIB neste ano e de 3,82% em 2018. O resultado aponta para um nível maior do que o esperado, visto que o atual programa de resgate estabelece uma meta de 1,75% para este ano e de 3,5% para o próximo. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou no início deste mês que o governo distribuirá 1,4 bilhão de euros como um dividendo social para os mais afetados pela recessão econômica.

O governo da Grécia espera que a taxa de desemprego seja de 21,7% neste ano e de 20,2% em 2018. O plano de orçamento inclui, ainda, uma nova rodada de medidas de austeridade para o próximo ano, incluindo a eliminação de alguns benefícios fiscais, uma redução de subsídios e novos impostos.

O orçamento deve ser votado em 22 de dezembro, após um debate parlamentar de cinco dias. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo