A comissão eleitoral do Zimbábue informou nesta sexta-feira (2) que o líder oposicionista Morgan Tsvangirai venceu o primeiro turno das eleições presidenciais do país. Tsvangirai não teve, porém, vantagem suficiente para evitar um segundo turno.
Segundo os dados oficiais, Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), ficou com 47,9% dos votos. O atual presidente, Robert Mugabe, obteve 43,2% na eleição realizada em 29 de março.
A comissão afirmou que será anunciada uma data para o segundo turno. Tsvangirai argumenta que venceu a disputa por uma diferença maior que 50%, e dessa forma não precisaria haver um segundo turno. A oposição acusa Mugabe de usar o atraso na divulgação do resultado para lançar uma campanha de intimidação e violência.
Horas antes da divulgação do resultado, o porta-voz do MDC, George Sibotshiwe, havia questionado o trabalho da comissão eleitoral. O partido acusa a situação de fraudar a disputa para manter Mugabe como presidente, cargo que ocupa há 28 anos.