O partido de centro do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, venceu as eleições parlamentares deste domingo. O Plataforma Cívica conquistou a maior parte dos votos nas eleições para a Sejm, a câmara baixa do Parlamento, segundo pesquisas de boca-de-urna publicadas após o encerramento da votação.
Os resultados oficiais devem ser divulgados na manhã de segunda-feira, mas o ex-premiê Jaroslaw Kaczynski reconheceu sua derrota na noite deste domingo. Donald Tusk será o primeiro premiê polonês da história – após o colapso do comunismo em 1989 – a conquistar um segundo mandato.
O partido governista, de centro e liderado pelo primeiro-ministro, conquistou 39,6% dos votos, segundo a pesquisa realizada pelo instituto TNS OBOP para a emissora privada de televisão TVN24 e para o canal público TVP. O Partido Camponês, que também faz parte da coalizão de governo, ficou com 8,2% dos votos.
Tusk, que venceu Kaczynski em 2007 e se tornou primeiro-ministro, afirmou que “os próximos quatro anos representarão um desafio ainda maior” e prometeu “trabalhar duas vezes mais duro” porque “os poloneses têm o direito de uma vida com melhor qualidade”.
A Polônia foi o único integrante da União Europeia a evitar a recessão após a crise financeira global de 2008. Mas com os problemas na zona do euro, o crescimento polonês desacelerou e o desemprego, principalmente entre os jovens, continua alto.
O primeiro-ministro que vai governar nos próximos quatro anos será indicado após a publicação oficial dos resultados, disse o presidente Bronislaw Komorowski, que é quem tem o direito constitucional de nomear o premiê. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.