O partido conservador do Japão sofreu uma derrota esmagadora nas eleições parlamentares deste domingo, segundo pesquisas. A maior parte dos eleitores votou em favor da oposição de centro-esquerda, que tem prometido reconstruir a economia japonesa e dar nova vida ao país após 54 anos de governo de apenas um partido. O Partido Democrático do Japão (PDJ) deverá obter 300 dos 480 assentos da Câmara Baixa do Parlamento, retirando do poder o Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o Japão desde 1955, de acordo com projeções feitas pelas redes de televisão japonesas.
Segundo a rede de NHK, que usou projeções baseadas em pesquisas com quase 400 mil eleitores, o PLD deverá obter apenas 100 assentos. Os resultados oficiais devem ser anunciados amanhã. A eleição foi vista como um medidor das frustrações com a pior crise econômica enfrentada pelo Japão desde a Segunda Guerra Mundial e da perda de confiança na capacidade do atual partido governista de lidar com problemas crescentes, como o aumento da dívida nacional e o rápido envelhecimento da população.
Como a votação ocorreu até a noite de domingo (horário local), autoridades afirmaram que a participação dos eleitores foi grande, apesar da aproximação de um furacão, o que indica o intenso nível de interesse público que as campanhas eleitorais geraram. A derrota do PLD abrirá caminho para que o PDJ, chefiado por Yukio Hatoyama, remova o primeiro-ministro Taro Aso do poder e estabeleça um novo gabinete, possivelmente nas próximas semanas. As informações são da Associated Press.