Vários soldados britânicos e um diplomata de Londres foram detidos depois de chegar à Líbia, mas estão “em segurança e bem”, disse hoje um porta-voz da oposição líbia.

continua após a publicidade

“Soubemos que alguns funcionários britânicos aterrissaram em solo líbio. Isso criou uma confusão no início porque não sabíamos se eles estavam com a gente ou contra nós. Eles estão sendo cuidados”, disse o porta-voz à AFP.

Ele confirmou que são militares e um diplomata britânicos, mas não conseguiu informar quando eles chegaram, quando foram detidos, onde estão sendo mantidos ou mesmo se já foram libertados. “Eles foram detidos porque não sabíamos a natureza (de sua missão). Eles estão seguros e bem”, completou.

A liderança da oposição líbia, baseada na cidade de Benghazi, deve dar uma entrevista à imprensa às 14h, horário de Brasília.

continua após a publicidade

A União Europeia informou hoje que estava despachando uma equipe para a Líbia para avaliar a situação humanitária e de retirada de pessoas, além de investigar o que mais pode ser feito. Essa é a primeira equipe estrangeira a conseguir permissão para entrar na Líbia.

continua após a publicidade

“Decidi enviar essa missão de alto nível para me fornecer informações em primeira mão e em tempo real para as discussões antes da cúpula de líderes da UE”, em 11 de março, sobre a Líbia, disse a chefe de política exterior da UE, Catherine Ashton, em um comunicado.

Nesse comunicado, Catherine informou que a missão será liderada por Agostino Miozzo, diretor executivo do Serviço de Ação Externa Europeu para resposta a crises. Ele pretende dar uma entrevista à imprensa em Trípoli amanhã. As informações são da Dow Jones.