A Coalizão Nacional da Síria iniciou um encontro de dois dias nesta quinta-feira, no Cairo, onde as discussões deverão girar em torno de uma oferta feita pelo líder do grupo sobre manter negociações diretas com o regime do país, afirmou Khaled Nasser, um dos delegados da reunião.
“A agenda é longa e, entre as questões a serem discutidas, está a iniciativa de Ahmed Moaz al-Khatib”, afirmou Nasser à AFP.
O líder da coalizão ofereceu negociar com os oficiais do regime do presidente Bashar Assad que “não tenham sangue em suas mãos” – citando o vice-presidente Faruq al-Sharaa como possível referência para as conversas.
O regime de Assad disse que está pronto para negociar com a oposição, mas sem condições prévias.
A iniciativa de Khatib foi bem recebida pela Liga Árabe e pelos Estados Unidos assim como pelos dois aliados do governo sírio, Irã e Rússia. No entanto, o Conselho Nacional Sírio, uma parte essencial da Coalizão, rejeitou qualquer possibilidade de diálogo até que Assad renuncie.
No último fim de semana, o enviado de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) à Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, fez um apelo por mais apoio ao plano de Khatib. Manter negociações “em uma das sedes das Nações Unidas entre a oposição e uma delegação aceitável do governo sírio seria um começo para sair do túnel escuro”, disse ele no Cairo. As informações são da Dow Jones.