Oposição da Síria discute abertura de diálogo com Assad

A Coalizão Nacional da Síria iniciou um encontro de dois dias nesta quinta-feira, no Cairo, onde as discussões deverão girar em torno de uma oferta feita pelo líder do grupo sobre manter negociações diretas com o regime do país, afirmou Khaled Nasser, um dos delegados da reunião.

“A agenda é longa e, entre as questões a serem discutidas, está a iniciativa de Ahmed Moaz al-Khatib”, afirmou Nasser à AFP.

O líder da coalizão ofereceu negociar com os oficiais do regime do presidente Bashar Assad que “não tenham sangue em suas mãos” – citando o vice-presidente Faruq al-Sharaa como possível referência para as conversas.

O regime de Assad disse que está pronto para negociar com a oposição, mas sem condições prévias.

A iniciativa de Khatib foi bem recebida pela Liga Árabe e pelos Estados Unidos assim como pelos dois aliados do governo sírio, Irã e Rússia. No entanto, o Conselho Nacional Sírio, uma parte essencial da Coalizão, rejeitou qualquer possibilidade de diálogo até que Assad renuncie.

No último fim de semana, o enviado de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) à Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, fez um apelo por mais apoio ao plano de Khatib. Manter negociações “em uma das sedes das Nações Unidas entre a oposição e uma delegação aceitável do governo sírio seria um começo para sair do túnel escuro”, disse ele no Cairo. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo