A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) emitiu um comunicado em apoio à Venezuela na sua disputa legal contra a americana ExxonMobil, pedindo uma solução amigável que não resulte no congelamento que a companhia petrolífera americana exigiu sobre os ativos da Petróleos de Venezuela (PDVSA).
"A Opep expressou seu apoio à Venezuela e sua companhia petrolífera estatal, no exercício de seus direitos de soberania sobre seus recursos naturais em concordância com as leis internacionais", afirmou a organização em um comunicado depois da reunião em Viena. O cartel pediu uma resolução de tal disputa por meio de boa-fé e de negociações amigáveis, excluindo medidas de prejulgamento.
O comunicado é uma referência ao congelamento de US$ 12 bilhões em ativos da PDVSA em todo o mundo pedido pela ExxonMobil no início deste ano em um tribunal do Reino Unido – um movimento que limita a margem de manobra da estatal. Em resposta, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tem tentado transformar a companhia norte-americana em um malfeitor corporativo com intenções de levar o país à falência. As informações são da Dow Jones.