O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou que três de seus funcionários estão entre as cinco pessoas que morreram após um ataque suicida na cidade de Kandahar, sul do Afeganistão. A agência informou também, em comunicado, que outros dois funcionários ficaram feridos no ataque ocorrido na manhã desta segunda-feira.
O chefe de polícia da província, Abdul Razzaq, disse que o suicida dirigiu uma picape cheia de explosivos até um posto de verificação perto de um complexo que abriga escritórios da ONU e de outros grupos humanitários internacionais, explodindo o veículo. A seguir, três insurgentes seguiram para o complexo e durante horas trocaram disparos com as forças de segurança. Os três atacantes foram mortos.
“Esta é uma tragédia para o Acnur e para as famílias dos mortos e feridos”, disse o alto comissário para Refugiados, Antonio Guterres, em comunicado. “Isso (o incidente) destaca os grandes riscos enfrentados pelos trabalhadores humanitários no Afeganistão.”
Foi o segundo grande ataque em três dias que teve como alvo estrangeiros ou tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país e mostra a capacidade dos insurgentes em continuar a realizar grandes ataques apesar da campanha de 10 anos da Otan contra eles.
O atentado ocorreu dois dias após 17 pessoas terem morrido num ataque em Cabul contra a missão da Otan. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.