ONU e Coréia do Norte chegam a acordo

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Coréia do Norte chegaram a um acordo sobre como a entidade subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) monitorará e verificará o desligamento do reator nuclear de Yongbyon, anunciou hoje o vice-diretor-geral da AIEA, Olli Heinonen. Uma equipe de inspetores da AIEA retornou hoje a Pyongyang depois de uma visita de dois dias ao complexo nuclear de Yongbyon, principal usina atômica da Coréia do Norte, informou a Associated Press Television News.

Trata-se da primeira visita de inspetores da AIEA a Yongbyon desde o fim de 2002, quando a Coréia do Norte expulsou do país os representantes da entidade. "Nós concluímos esse entendimento como serão em princípio as atividades de verificação e monitoramento", comentou Heinonen, entrevistado pela APTN. Ele não entrou em detalhes sobre o acordo. Segundo ele, os inspetores estão preparando um relatório a ser entregue à AIEA dentro de uma semana.

Heinonen salientou, porém, salientou que o desligamento do reator depende do entendimento entre os seis países envolvidos nas negociações sobre o tema (China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as Coréias do Norte e do Sul). "É preciso perguntar a eles quando ocorrerá o desligamento. Quando eles decidirem, estaremos prontos", afirmou Heinonen. Os inspetores da AIEA deverão ficar até amanhã em Pyongyang, de onde pretendem embarcar para Pequim.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo