ONU diz que Metas do Milênio não serão cumpridas

Se as metas ambientais não devem ser atingidas, as sociais também enfrentarão graves obstáculos. No geral, o objetivo de reduzir à metade o número de pessoas que ganham menos de US$ 1 por dia no mundo deverá ser atingida. Passaram de 1,25 bilhão em 2000 para 980 milhões em 2004 – de 32% para 19% da população global.

Praticamente toda a redução deve ser creditada ao crescimento econômico de China e Índia. O desempenho nas demais regiões não seguiu esse padrão. Na América Latina, o número de pobres caiu de 10,3% para 8,7%. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), se esse ritmo continuar, a meta não será atingida até 2015. No Oeste da Ásia, a pobreza dobrou desde 2000. Na África, caiu de 46,8% para 41,1%.

Apesar de muitos terem saído da linha de pobreza, o crescimento econômico nos últimos anos teve resultados desequilibrados. A parte mais pobre da população reduziu sua participação no consumo. A AL continua sendo a mais desigual: em 1990, os mais pobres tinham só 2,8% da renda. Em 2004, a proporção era de 2 7%. Metade da população dos países em desenvolvimento ainda não tem esgoto encanado. Um em cada três vive em condições equivalentes às de uma favela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo