Uma comissão de inquérito criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que crimes contra a humanidade foram cometidos na Coreia do Norte e recomendou a abertura de um processo no Tribunal Penal Internacional (TPI), afirmaram fontes à Associated Press nesta sexta-feira.
Os investigadores da entidade afirmam terem encontrado evidências de “extermínio”, de crimes contra “populações famintas” e de uma campanha de sequestros de indivíduos na Coreia do Sul e no Japão. A denúncia vem à tona após um ano de investigações pelo painel criado pela ONU.
O relatório do painel, cuja divulgação está programada para a segunda-feira, não aponta culpados específicos, mas recomenda medidas para que haja responsabilização pelos crimes.
Um resumo do relatório foi entregue à AP por uma fonte na ONU ligada à elaboração do documento. Uma fonte na missão norte-americana confirmou as conclusões. As fontes conversaram com a AP sob a condição de anonimato por não estarem autorizadas a divulgar informações antes da divulgação oficial. Fonte: Associated Press.