Alerta

OMS se reúne hoje para avaliar gripe suína

O comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) irá reunir-se hoje para discutir mudança no nível de alerta de risco de deflagração da gripe suína, informou uma porta-voz da OMS, Fadela Chaib. O encontro estava originalmente previsto para amanhã e foi antecipado para hoje. O comitê deverá examinar se a OMS deverá elevar o grau de risco do potencial de a gripe se transformar em uma pandemia do atual nível três para o nível quatro – que indicaria um “aumento significativo no risco de uma pandemia”.

A reunião segue-se à possibilidade de que 103 mortes tenham sido causadas pela gripe suína no México e à declaração de emergência pública pelos Estados Unidos. Hoje, a Espanha disse que um jovem de 23 anos vindo do México havia contraído o vírus, o primeiro caso confirmado na Europa.

O assistente geral para a saúde da OMS, Keiji Fukuda, disse ontem que a agência precisa de mais informação sobre o comportamento desse vírus, enquanto considera mudanças nos níveis de alerta pandêmico. “Nós realmente precisamos compreender um pouco mais sobre o comportamento desses vírus”, afirmou. Ele advertiu que o vírus suíno, que pode ter infectado 1,6 mil pessoas no México, pode se transformar em um vírus “mais perigoso”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo