A gripe suína já infectou 59.814 pessoas pelo mundo, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado hoje. De acordo com a entidade, o vírus da influenza A (H1N1) já está presente em 113 países e matou 263 pessoas. O balanço anterior, de quarta-feira, apontava 55.867 ocorrências da enfermidade e 238 mortes. Hoje, a Austrália confirmou a quarta morte relacionada à influenza A (H1N1) – a quinta vítima vinculada ao vírus na região da Ásia-Pacífico. A outra morte na região ocorreu nas Filipinas.

continua após a publicidade

A mais recente vítima australiana é uma mulher de 71 anos que morreu ontem, em Victoria. O Estado concentra 1.509 casos de influenza A (H1N1), de um total de 3.280 no país, segundo autoridades de saúde locais. Os outros três australianos que morreram tinham sérios problemas de saúde e as autoridades não determinaram se a doença foi a causa direta da morte. A secretária interina de Saúde de Victoria, Rosemary Lester, lembrou que a enfermidade é em geral branda, causando mais riscos aos que já estão com problemas de saúde. O vírus se espalha rapidamente na Austrália entre a população aborígine, no vasto deserto do centro do país.

Em Cingapura, o turismo caiu 13% em maio em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O Escritório de Turismo local apontou em comunicado que chegaram 730 mil turistas no período, ante 834 mil de maio de 2008. O governo atribuiu em parte o problema à gripe suína. O turismo é uma importante fonte de renda para Cingapura, que enfrenta sua pior situação em mais de 40 anos, por causa da crise econômica internacional. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade