OMS envia 2,4 mi de caixas de Tamiflu a países pobres

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje o envio de 2,4 milhões de caixas de Tamiflu a 72 países em desenvolvimento, em meio aos preparativos para uma possível pandemia de gripe suína. “A essa altura é importante que todos os países tenham acesso aos antivirais”, declarou em Genebra o doutor Mike Ryan, diretor de alerta e resposta global da entidade.

Os medicamentos provêm de uma reserva da OMS doada pela companhia farmacêutica Roche, fabricante do Tamiflu, informou Ryan. Ele não identificou, no entanto, quais países receberão os medicamentos. Ainda de acordo com ele, a OMS não elevou seu alerta de pandemia ao grau máximo, pelo menos até o momento, porque ainda não houve propagação sustentada do vírus A H1N1 fora da América do Norte.

Neste sábado, a OMS elevou a 705 o número de casos confirmados da doença no mundo, com 17 mortes. Somente no México, onde a doença foi primeiro reportada, já são 443 novos casos de gripe aviária, com 16 mortos. Nos Estados Unidos, foram reportados 161 casos e uma morte. Os demais países com casos confirmados são Canadá, Espanha, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Alemanha, Israel, França, Coreia do Sul, Itália, Áustria, Dinamarca, França, Hong Kong, Holanda e Suíça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo